A proposta de aplicação do curso “Educação Financeira através de Jogos” foi discutida entre os professores ministrantes, considerando a análise de trabalhos anteriores, referencial teórico, público-alvo e experiência dos docentes. Estes consideraram que a ordem de apresentação das unidades temáticas, que facilitaria o processo de ensino-aprendizagem seria a seguinte:
- introdução à matemática financeira;
- finanças comportamentais;
- consumo consciente;
- instituições financeiras e serviços; e
- investimentos e previdência.
O plano de aulas construído foi aplicado em oito encontros presenciais durante o segundo semestre de 2019, com a participação de 18 alunos de diversas turmas e três membros docentes ministrantes, especialistas em matemática financeira, contabilidade e investimentos, informática e educação. Devido ao fato do projeto ser voltado ao ensino médio integral, participaram do curso alunos com idades entre 15 e 19 anos, de todas as séries do ensino médio integrado do campus (do 1º ao 4º ano). O Gráfico 1 exibe a faixa etária dos sujeitos da pesquisa que participaram do curso, onde se observa que a maior parte dos estudantes (44%) possuíam 16 anos de idade no momento do curso. Em relação ao sexo dos participantes, 61% eram do sexo masculino e 39% do feminino.
Jogos Utilizados
Foram escolhidos dois jogos para serem utilizados como apoio à aprendizagem dos discentes durante as aulas do curso educação financeira para jovens, o protótipo Orçamento Consciente e o Renda Passiva
Esses jogos permitem aos alunos o aprendizado por meio de erros e a elaboração de soluções, incentivando-os a resolver problemas financeiros de um modo lúdico, refletindo sobre os resultados e os processos de desenvolvimentos das soluções, até encontrar um ou mais métodos de soluções possíveis.
O jogo Orçamento Consciente trabalha diretamente com finanças comportamentais e orçamento financeiro. Enquanto que com o Renda Passiva os alunos desenvolverão a capacidade de resolver problemas financeiros para ganhar o jogo, de uma forma lúdica, divertida e inteligente, podendo aprender conceitos da educação financeira através do jogo sério, o conteúdo a ser ensinado aos alunos faz parte da regra do jogo, o que facilita a aprendizado.
Unidade Temáticas e Conteúdos Programáticos do Curso
Unidade Temática | Conteúdos Programáticos |
Introdução à Matemática Financeira | O Dinheiro, Juros, Taxas, Tempo, Prestação, Capitalização, Amortização, Simuladores e HP12C. |
Introdução às Finanças Comportamentais | Nossa Relação com o Dinheiro, Gatilhos Mentais, Economia Comportamental. |
Consumo Consciente | Consumo Consciente e Planejamento Orçamentário, Poupança, Necessidades, Desejos e Desperdícios. |
Instituições Financeiras e Serviços | Bancos, Corretoras, Financeiras, Serviços Bancários, Dívidas e Endividamento, Seguros, Crédito e Portabilidade. |
Investimentos e Previdência | Sonhos, Projetos, Metas, Tipos de Investimentos, Renda Ativa e Passiva, Renda Fixa e Variável, Tipos de Investidores, Reserva de Emergência, Previdência e Aposentadoria. |