Metologia do curso “Educação Financeira através de Jogos”

A proposta de aplicação do curso “Educação Financeira através de Jogos” foi discutida entre os professores ministrantes, considerando a análise de trabalhos anteriores, referencial teórico, público-alvo e experiência dos docentes. Estes consideraram que a ordem de apresentação das unidades temáticas, que facilitaria o processo de ensino-aprendizagem seria a seguinte:

  1. introdução à matemática financeira;
  2. finanças comportamentais;
  3. consumo consciente;
  4. instituições financeiras e serviços; e
  5. investimentos e previdência.

O plano de aulas construído foi aplicado em oito encontros presenciais durante o segundo semestre de 2019, com a participação de 18 alunos de diversas turmas e três membros docentes ministrantes, especialistas em matemática financeira, contabilidade e investimentos, informática e educação. Devido ao fato do projeto ser voltado ao ensino médio integral, participaram do curso alunos com idades entre 15 e 19 anos, de todas as séries do ensino médio integrado do campus (do 1º ao 4º ano). O Gráfico 1 exibe a faixa etária dos sujeitos da pesquisa que participaram do curso, onde se observa que a maior parte dos estudantes (44%) possuíam 16 anos de idade no momento do curso. Em relação ao sexo dos participantes, 61% eram do sexo masculino e 39% do feminino.

Jogos Utilizados

Foram escolhidos dois jogos para serem utilizados como apoio à aprendizagem dos discentes durante as aulas do curso educação financeira para jovens, o protótipo Orçamento Consciente e o Renda Passiva

Esses jogos permitem aos alunos o aprendizado por meio de erros e a elaboração de soluções, incentivando-os a resolver problemas financeiros de um modo lúdico, refletindo sobre os resultados e os processos de desenvolvimentos das soluções, até encontrar um ou mais métodos de soluções possíveis.

O jogo Orçamento Consciente trabalha diretamente com finanças comportamentais e orçamento financeiro. Enquanto que com o Renda Passiva os alunos desenvolverão a capacidade de resolver problemas financeiros para ganhar o jogo, de uma forma lúdica, divertida e inteligente, podendo aprender conceitos da educação financeira através do jogo sério, o conteúdo a ser ensinado aos alunos faz parte da regra do jogo, o que facilita a aprendizado.

Renda Passiva
Orçamento Consciente
(Link para acesso ao jogo)

Unidade Temáticas e Conteúdos Programáticos do Curso

Unidade TemáticaConteúdos Programáticos
Introdução à Matemática FinanceiraO Dinheiro, Juros, Taxas, Tempo, Prestação, Capitalização, Amortização, Simuladores e HP12C.
Introdução às Finanças ComportamentaisNossa Relação com o Dinheiro, Gatilhos Mentais, Economia Comportamental.
Consumo ConscienteConsumo Consciente e Planejamento Orçamentário, Poupança, Necessidades, Desejos e Desperdícios.
Instituições Financeiras e ServiçosBancos, Corretoras, Financeiras, Serviços Bancários, Dívidas e Endividamento, Seguros, Crédito e Portabilidade.
Investimentos e PrevidênciaSonhos, Projetos, Metas, Tipos de Investimentos, Renda Ativa e Passiva, Renda Fixa e Variável, Tipos de Investidores, Reserva de Emergência, Previdência e Aposentadoria.
Fonte: elaborado a partir dos dados da pesquisa (2019).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *