Plano de Aula 4º Encontro

Tema da aula: Instituições Financeiras e Serviços
Pré-requisitos necessários ao desenvolvimento do tema:
Não se aplica.
Objetivos Instrucionais:
Espera-se que ao final da aula, o discente seja capaz de:
a) conhecer e diferenciar os tipos de instituições financeiras;
b) entender sobre os tipos de serviços financeiros.
Desenvolvimento do tema:
1. Conteúdo desenvolvido durante a aula:
a) bancos, corretoras, seguradoras e financeiras;
b) tipos de conta, cestas e gratuidade de serviços;
c) endividamento, tipos de crédito e portabilidade.

2. Metodologia utilizada:
A aula ocorre em caráter expositivo e dialógico para elucidação dos conteúdos relacionados ao tema, com exemplos práticos sobre tipo de instituições financeiras, serviços, tarifas e gratuidade. Será utilizado projetor multimídia integrado com o computador para apresentação do material produzido pelo docente.
Como atividade os alunos utilizam os computadores para pesquisar os preços em diversos bancos dos serviços mais comuns, juros do cheque especial e do cartão de crédito. Bem como simuladores financeiros para compreender a evolução de dívidas e ação dos juros efetivo nos créditos.

3. Recursos utilizados:
a) quadro branco;
b) caneta para quadro branco;
c) computador;
d) projetor multimídia;
e) simuladores financeiros e HP12C.
Modo de avaliar o aprendizado do discente:
A avaliação será realizada através da participação durante a exposição do tema, do diagnóstico de perguntas realizada pelo docente aos discentes, pela atividade de pesquisa, bem como e pelo questionário ao fim do curso.

Nesse encontro, o professor deve trabalhar com os alunos, principalmente os tipos de serviços que as instituições financeiras proporcionam aos clientes, tais como:

  • cestas de serviços bancários – utilizando sites dos principais bancos tradicionais e digitais para comparar os valores cobrados, assim como a Resolução nº 3.919 do BACEN, que normatiza a cobrança de tarifas e obriga todo banco oferecer uma conta corrente de serviços essenciais de forma gratuita;
  • crédito – exemplificando e explicando os tipos de crédito mais utilizados e seus respectivos juros, entre eles: cartão de crédito, cheque especial, créditos pessoal, consignado, estudantil, automotivo e portabilidade de crédito, simulando contratação de alguns desses serviços nos sites das financeiras;
  • seguros – demonstrando a importância da contratação, as vantagens e desvantagens desse serviço e os tipos de seguros existentes, bem como os termos relacionados normalmente utilizados em contratos de aquisição de seguros;
  • investimentos – explicar sucintamente o que é, falar da existência de outros tipos de aplicação além da poupança, comparar taxas de corretoras de investimento com bancos para realizar aplicações financeiras e abordar mais profundamente o que é a poupança e as regras atuais da caderneta de poupança.

Ao final desse encontro, aplicando o conhecimento adquirido o aluno alcança o estágio Poupador Concreto do desenvolvimento cognitivo do letramento financeiro, pois compreende a importância e utiliza o planejamento orçamentário para alcançar um consumo financeiro mais consciente. Ele busca sempre poupar recursos, conhece os tipos de serviços oferecidos pelas instituições financeiras, assim como investe o recurso poupado na caderneta de poupança, por falta de conhecimento em outros investimentos.

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