Plano de Aula 2º Encontro

Tema da aula: Introdução à Finanças Comportamentais
Pré-requisitos necessários ao desenvolvimento do tema:
Não se aplica.
Objetivos Instrucionais:
Espera-se que ao final da aula, o discente seja capaz de:
a) Compreender conceitos básico sobre os aspectos psicológicos humanos e finanças;
b) Assimilar e diferenciar o funcionamento do Pensamento Rápido e do Lento;
c) Entender as Estratégias de Vendas, Gatilhos e Atalhos Mentais;
d) Perceber de a utilização dos Gatilhos da Urgência e da Escassez;
e) Saber importância do Planejamento Orçamentário.
Desenvolvimento do tema:
1. Conteúdo desenvolvido durante a aula:
a) Pensamento Rápido e Lento
b) Gatilhos ou Atalhos Mentais
c) Estratégias de Venda

2. Metodologia utilizada:
A aula ocorre em caráter expositivo e dialógico para elucidação dos conteúdos relacionados ao tema, com exemplos práticos e utilização de jogos sobre Finanças Comportamentais, Estratégias de Vendas utilizadas por empresas, Pensamento Rápido e Lento e Gatilhos Mentais.
Será utilizado projetor multimídia integrado com o computador para apresentação do material produzido pelo docente sobre a aula, bem como o Jogo Orçamento Consciente para que através deste os alunos possam observar na prática os conhecimentos apresentados na aula.

3. Recursos utilizados:
a) Quadro branco
b) Caneta para Quadro branco
c) Computador
d) Projetor Multimídia
e) Simuladores Financeiros e HP12C
Modo de avaliar o aprendizado do discente:
A avaliação será realizada através da participação durante a exposição do tema, do diagnóstico de perguntas realizada pelo docente aos discentes e principalmente no jogo por meio da prática guiada e a avaliação com o método MEEGA+ na parte final do encontro.

No início desse encontro, o professor deve introduzir oralmente os conceitos sobre heurísticas e vieses do comportamento humano relacionados às finanças, com exemplos e debates com os alunos. Ele deve apresentar concepções acerca das formas do pensamento humano para tomada de decisões proposta por Kahneman (2012), bem como as estratégias de venda apontadas por Cialdini (2012). Após a explanação inicial, os estudantes interagem com o jogo Orçamento Consciente por intermédio do computador. Cada discente interage individualmente com o jogo ou em dupla (dependendo da proposta da aula), assim o aluno pode observar, praticar, associar e obter melhor compreensão sobre os temas abordados em aula. Após utilizar o jogo, é importante conversar com os alunos sobre os aprendizados da aula observados no jogo, para avaliar a percepção deles em relação aos gatilhos mentais e ao pensamento rápido e lento. Caso julgue necessário, o professor pode utilizar o jogo em smartphones ou tablets.

Estruturou-se o segundo encontro com o intuito de auxiliar o ensino-aprendizagem de finanças comportamentais, bem como no desenvolvimento cognitivo do letramento financeiro do estudante, para que este inicie a transição do estágio Consumidor Sensorial (consumo baseado em sensações) para o Consumidor Pré-Poupador (consumo consciente dos recursos financeiros), assim como assimilar a importância do planejamento orçamentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *