Plano de Aula 5º Encontro

Tema da aula: Introdução aos Investimentos
Pré-requisitos necessários ao desenvolvimento do tema:
a) Introdução à Matemática Financeira;
b) Instituições Financeiras e Serviços.
Objetivos Instrucionais:
Espera-se que ao final da aula, o discente seja capaz de:
a) Estabelecer planos e metas financeiras com intuito de alcançar um objetivo;
b) Entender os tipos de investidores;
c) Compreender e diferenciar os tipos de investimentos em renda fixa.
Desenvolvimento do tema:
1. Conteúdo desenvolvido durante a aula:
a) Sonhos, Objetivos, Planos e Metas
b) Investidor Conservador, Moderado e Arrojado
c) Renda Passiva e Ativa
d) Diferença entre Renda Fixa e Variável
e) Principais Investimentos de Renda Fixa (CDB, LCI, LCA e Tesouro Direto)

2. Metodologia utilizada:
A aula ocorre em caráter expositivo e dialógico para elucidação dos conteúdos relacionados ao tema, com exemplos práticos sobre Introdução aos Investimentos.
Será utilizado projetor multimídia integrado com o computador para apresentação do material produzido pelo docente.
Como atividade os alunos utilizam os computadores para simular os investimentos de Renda Fixa apresentado pelo professor, assim como o Jogo Renda Passiva (sem as cartas da Renda Variável, conteúdo ainda não apresentado).

3. Recursos utilizados:
a) Quadro branco
b) Caneta para Quadro branco
c) Computador
d) Projetor Multimídia
e) Simuladores Financeiros e HP12C
f) Jogo Renda Passiva
Modo de avaliar o aprendizado do discente:
A avaliação será realizada através da participação durante a exposição do tema, do diagnóstico de perguntas realizada pelo docente aos discentes e pelo questionário ao fim do curso.

Nesse encontro, o professor deve trabalhar com os alunos a diferença entre sonhos, objetivos, planos e metas, renda passiva e ativa, a distinção entre prazos (curto, médio e longo), a definição dos tipos de aplicações e investidores, apresentar aos alunos as principais aplicações de renda fixa que as instituições financeiras oferecem, os indexadores financeiros atrelados aos investimentos (Certificado de Depósito Interbancário (CDI), Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (SELIC), assim como explanar sobre o Fundo Garantidor de Crédito (FGC), risco, liquidez e rentabilidade, relacionando-os a cada ativo financeiro disponibilizado pelas principais corretoras de investimentos e bancos.

Durante a aula, o docente necessita utilizar simuladores financeiros para simular investimentos em renda fixa, como os simuladores de juros composto e de investimento do blog Me Poupe (https://mepoupenaweb.uol.com.br/simuladores-online-de-investimentos), e o simulador do tesouro direto (https://www.tesourodireto.com.br/simulador/). O professor também pode utilizar as cartas do Jogo Renda Passiva para introduzir o assunto, demonstrar o risco, a rentabilidade e a liquidez dos ativos financeiros, assim como explicar os tipos de investimentos em renda fixa e as diferenças entre este e a renda variável. Esses recursos educacionais são utilizados com a finalidade de permitir a prática dos discentes e facilitar a compreensão.

Após a elucidação do conteúdo, o docente deve propor aos alunos uma atividade em que este deve refletir sobre um sonho de consumo, algo que deseja realizar ou comprar, e apresentar um projeto de aquisição do sonho com metas, prazo e valores bem definidos. Com o propósito de transformar o sonho em objetivo, o discente deve simular e planejar aportes financeiros mensais em uma aplicação financeira de renda fixa (tesouro direto ou CDB ou LCI/LCA) e escolher a mais adequada ao seu objetivo, considerando o prazo de aquisição do objetivo, o risco, a liquidez e a rentabilidade do investimento. Ele deve optar pela aplicação mais rentável para alcançar o objetivo de compra, com o auxílio do professor e dos colegas. O aluno deve entregar a atividade contendo o objetivo e o prazo para cumpri-lo, metas, aportes mensais e aplicação escolhida para alcançar o desejo de consumo escolhido.

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