Plano de Aula 1º Encontro

Tema da aula: Introdução à Matemática Financeira
Pré-requisitos necessários ao desenvolvimento do tema:
a) Sistema Monetário: Troca de produtos e serviços por papel moeda;
b) Cálculos Matemáticos simples e porcentagem.
Objetivos Instrucionais:
Espera-se que ao final da aula, o discente seja capaz de:
a) Compreender conceitos básicos relacionados à Educação Financeira;
b)Entender a ação dos Juros e conceitos relacionados, bem como a aplicação deste em Capitalização, Prestações e Amortizações na utilização de compras ou investimentos;
c) Utilizar simuladores financeiros e a HP12C para efetuar cálculo financeiros básicos.
Desenvolvimento do tema:
1. Conteúdo desenvolvido durante a aula:
a) Taxas, Juros Simples e Composto
b) Crédito e Prestação
c) Capitalização e Amortização
d) Simuladores Financeiros e HP12C

2. Metodologia utilizada:
A aula ocorre em caráter expositivo e dialógico para elucidação dos conteúdos relacionados ao tema, com exemplos práticos de cálculos financeiro com base em produtos, promoções, créditos e outros oferecidos na internet para compras e investimentos, os cálculos serão realizados através de simuladores financeiros e da calculadora HP12C.

3. Recursos utilizados:
a) Quadro branco
b) Caneta para Quadro branco
c) Computador
d) Projetor Multimídia
e) Simuladores Financeiros e HP12C
Modo de avaliar o aprendizado do discente:
A avaliação será realizada através da participação durante a exposição do tema, do diagnóstico de perguntas realizada pelo docente aos discentes e principalmente por atividades práticas realizadas pelos estudantes.

Este encontro é dividido em duas etapas: na primeira são expostos oralmente para os aluno conceitos iniciais relacionados aos temas propostos, descritos no Quadro 7, com auxílio de recursos tecnológicos multimídias, como apresentação de slides, elaboradas pelos discentes e vídeos como o canal de entretenimento Nerdologia na plataforma do Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=5vpixQc3b2M), que elucida o conceito de dinheiro e sua invenção para ser utilizado como moeda de troca. Esses instrumentos são utilizados para facilitar a introdução de temas desconhecidos pelos discentes. Outros recursos podem ser adicionados para auxiliar no processo. Na sequência, o professor compara a aquisição de um produto no formato à vista e a prazo como exemplo, calculando os juros, a amortização e as prestações, exemplificando para os alunos como realizar os cálculos necessários para comparar esses modos de pagamento.

Na segunda etapa do encontro, é feita uma atividade prática em que cada aluno escolhe um produto ou serviço que deseja obter, como a compra de um celular, videogame, retirar carteira nacional de habilitação, entre outros. Após escolher, os alunos devem pesquisar na internet as formas de pagamento para adquiri-los, calculando os juros embutidos, as parcelas, a amortização, devem simular uma opção de compra na qual poupam dinheiro e aplicam a uma taxa mínima do mercado, estipulado pelo professor, efetuando a compra à vista, posteriormente, com o montante poupado.

Ao final da atividade, os cálculos da compra a prazo e à vista são comparados para que os alunos aprendam a verificar diferenças e vantagens de cada opção. Para realizar os cálculos financeiros durante a aula, são utilizados exemplos de produtos que façam parte da vida dos discentes, estimulando o processo de aprendizagem. São usados simuladores financeiros da calculadora HP12C e de juros compostos ou de correções de valores como a calculadora do cidadão do BACEN (https://www3.bcb.gov.br/CALCIDADAO/jsp/index.jsp). Durante a atividade prática, é importante que o professor estimule o debate entre os alunos sobre as vantagens e desvantagens dos modos de pagamento escolhidos, a fim de promover a reflexão acerca do assunto abordado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *