Plano de Aula 6º Encontro

Revisão com o Jogo Renda Passiva
Pré-requisitos necessários ao desenvolvimento do tema:
a) Introdução à Matemática Financeira;
b) Introdução à Finanças Comportamentais;
c) Consumo Consciente;
d) Instituições Financeiras e Serviços;
e) Introdução aos Investimentos.
Objetivos Instrucionais:
Espera-se que ao final da aula, o discente seja capaz de:
a) Relembrar os conteúdos apresentados no decorrer do curso.
Desenvolvimento do tema:
1. Conteúdo desenvolvido durante a aula:
a) Cálculos Básicos Financeiro
b) Finanças Comportamentais
c) Consumo Consciente Financeiro
d) Planejamento Orçamentário
e) Crédito e Endividamento
f) Investimentos em Imóveis, Negócios e Renda Fixa

2. Metodologia utilizada:
A aula ocorre em caráter dialógico e prático para relembrar os conteúdos relacionados ao tema, com exemplos práticos por meio do Jogo Renda Passiva (sem as cartas da Renda Variável, conteúdo ainda não apresentado).

3. Recursos utilizados:
a) Quadro branco
b) Caneta para Quadro branco
c) Jogo Renda Passiva- Calculadora (Opcional)
Modo de avaliar o aprendizado do discente:
A avaliação será realizada através da participação do aluno durante o jogo, do diagnóstico de perguntas realizada pelo docente aos discentes e pela observação do docente.

Segundo Piccini (2008), a forma mais efetiva para aprendizagem por meio de jogos acontece quando o conteúdo a ser ensinado está dentro das regras do jogo. Nesse sentido, a explicação das regras do Renda Passiva pode ser considerada uma aula introdutória de educação financeira e vai ao encontro da ideia do autor, pois os elementos e as normas são bem similares aos conteúdos que devem ser elucidados para os alunos.

Por esse motivo, no início desse encontro, o professor deve apresentar aos alunos os elementos e as regras do jogo Renda Passiva. Entretanto, assimilar todas as regras de uma só vez pode ser complexo para alunos que não têm afinidade com o tema, por isso, o professor deve fragmentar a explicação das regras e ilustrar, inicialmente, as relacionadas ao objetivo do jogo, à ficha financeira, à movimentação e ao significado dos ícones do tabuleiro, aos cenários e às cartas (exceto renda variável), elementos cruciais para o início do jogo.

Após essa elucidação o docente deve retirar as cartas de variação e as cartas surpresa relacionadas às ações, dividir os personagens do jogo entre os alunos a seu critério e iniciar o jogo. Cada personagem e sua respectiva ficha financeira deve ser administrada por um ou dois jogadores, a critério do docente. Possivelmente, durante o jogo surgirão dúvidas dos alunos sobre jogabilidade, as quais deverão ser respondidas por outros colegas que já compreenderam as regras ou pelo professor.

No decorrer do jogo, o professor deve observar se as regras apresentadas foram compreendidas e estão sendo executadas pelos alunos e apresenta-las conforme a necessidade. Após a assimilação do jogo por todos os alunos, o docente pode apresentar as regras acerca dos empréstimos bancários, portabilidade e limites de crédito, movimentação entre cenários por meio do aeroporto e falência do personagem, deixando as regras relacionadas às ações para os próximos encontros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *