Renda Variável e Previdência |
Pré-requisitos necessários ao desenvolvimento do tema: a) Introdução à Matemática Financeira; b) Instituições Financeiras e Serviços. |
Objetivos Instrucionais: Espera-se que ao final da aula, o discente seja capaz de: a)Entender os principais Tipos de Investimentos em Renda Variável; b)Compreender o que é Previdência Social e Complementar; c)Realizar e executar planos de capitalização para Aposentadoria e Reserva de Emergência; d)Diferenciar Ativo e Passivo. |
Desenvolvimento do tema: 1. Conteúdo desenvolvido durante a aula: a) Investimentos em Renda Variável b) Aposentadoria e Previdência c) Reserva de Emergência d) Ativos e Passivos Financeiros 2. Metodologia utilizada: A aula ocorre em caráter expositivo e dialógico para elucidação dos conteúdos relacionados ao tema, com exemplos práticos sobre a unidade temática. Será utilizado projetor multimídia integrado com o computador para apresentação do material produzido pelo docente. Como atividade os alunos utilizam os computadores para simular os investimentos apresentados pelo professor através de Simuladores Financeiros. 3. Recursos utilizados: a) Quadro branco b) Caneta para Quadro branco c) Computador d) Projetor Multimídia e) Simuladores Financeiros e HP12C |
Modo de avaliar o aprendizado do discente: A avaliação será realizada através da participação durante a exposição do tema, do diagnóstico de perguntas realizada pelo docente aos discentes, da atividade com utilização do Simuladores Financeiro e pelo questionário ao fim do curso. |
Esse encontro é divido em duas etapas. Na primeira, o professor deve apresentar aos alunos questões relacionadas à aposentadoria, tais como, vantagens e desvantagens dos tipos de previdência (Social e Privada), a importância de poupar recursos financeiros e os tipos de aplicações que podem ser utilizadas para aposentadoria, como o Tesouro Direto IPCA+ 2045 (https://www.tesourodireto. com.br/titulos/precos-e-taxas.htm). Após a explanação do tema da aula, os alunos realizam uma atividade de planejamento de aposentadoria, estimando o valor que desejam receber quando se aposentarem, estabelecendo aportes mensais. Eles precisam escolher um tipo de investimento para alcançar o valor final, por intermédio de simulações financeiras realizadas no simulador do tesouro direto, que pode ser acessado por intermédio do link https://www.tesourodireto.com.br/simulador/, ou de outros tipos de aplicações em longo prazo.
Na segunda etapa, o professor apresenta aos alunos conceitos introdutórios relacionados aos investimentos em renda variável, como, risco, rentabilidade, liquidez, ações, fundo de ações, fundos imobiliários, dividendos, valorização de ativos, taxa de custódia e de corretagem. Também deve mostrar, de forma sucinta, um portal e um home broker de uma instituição de investimentos, utilizando uma conta de demonstração ou qualquer outro simulador de negociação de ativos financeiros, para que os alunos possam observar como é realizada a contratação de aplicações financeiras em renda variável, pela compra e venda de ativos no mercado de ações.
Ao final deste encontro, aplicando o conhecimento adquirido e buscando estudar novos conteúdos sobre finanças, o aluno poderá alcançar o estágio Investidor Formal do desenvolvimento cognitivo do letramento financeiro. Isso porque ele passa a compreender a importância e aplica o planejamento orçamentário, busca sempre poupar recursos, realiza consumo consciente, conhece os tipos de serviços e instituições financeiras, assim como investe os recursos em diferentes aplicações, de acordo com o seu perfil e seus objetivos financeiros.