Plano de Aula 7º Encontro

Renda Variável e Previdência
Pré-requisitos necessários ao desenvolvimento do tema:
a) Introdução à Matemática Financeira;
b) Instituições Financeiras e Serviços.
Objetivos Instrucionais:
Espera-se que ao final da aula, o discente seja capaz de:
a)Entender os principais Tipos de Investimentos em Renda Variável;
b)Compreender o que é Previdência Social e Complementar;
c)Realizar e executar planos de capitalização para Aposentadoria e Reserva de Emergência;
d)Diferenciar Ativo e Passivo.
Desenvolvimento do tema:
1. Conteúdo desenvolvido durante a aula:
a) Investimentos em Renda Variável
b) Aposentadoria e Previdência
c) Reserva de Emergência
d) Ativos e Passivos Financeiros

2. Metodologia utilizada:
A aula ocorre em caráter expositivo e dialógico para elucidação dos conteúdos relacionados ao tema, com exemplos práticos sobre a unidade temática.
Será utilizado projetor multimídia integrado com o computador para apresentação do material produzido pelo docente.
Como atividade os alunos utilizam os computadores para simular os investimentos apresentados pelo professor através de Simuladores Financeiros.

3. Recursos utilizados:
a) Quadro branco
b) Caneta para Quadro branco
c) Computador
d) Projetor Multimídia
e) Simuladores Financeiros e HP12C
Modo de avaliar o aprendizado do discente:
A avaliação será realizada através da participação durante a exposição do tema, do diagnóstico de perguntas realizada pelo docente aos discentes, da atividade com utilização do Simuladores Financeiro e pelo questionário ao fim do curso.

Esse encontro é divido em duas etapas. Na primeira, o professor deve apresentar aos alunos questões relacionadas à aposentadoria, tais como, vantagens e desvantagens dos tipos de previdência (Social e Privada), a importância de poupar recursos financeiros e os tipos de aplicações que podem ser utilizadas para aposentadoria, como o Tesouro Direto IPCA+ 2045 (https://www.tesourodireto. com.br/titulos/precos-e-taxas.htm). Após a explanação do tema da aula, os alunos realizam uma atividade de planejamento de aposentadoria, estimando o valor que desejam receber quando se aposentarem, estabelecendo aportes mensais. Eles precisam escolher um tipo de investimento para alcançar o valor final, por intermédio de simulações financeiras realizadas no simulador do tesouro direto, que pode ser acessado por intermédio do link https://www.tesourodireto.com.br/simulador/, ou de outros tipos de aplicações em longo prazo.

Na segunda etapa, o professor apresenta aos alunos conceitos introdutórios relacionados aos investimentos em renda variável, como, risco, rentabilidade, liquidez, ações, fundo de ações, fundos imobiliários, dividendos, valorização de ativos, taxa de custódia e de corretagem. Também deve mostrar, de forma sucinta, um portal e um home broker de uma instituição de investimentos, utilizando uma conta de demonstração ou qualquer outro simulador de negociação de ativos financeiros, para que os alunos possam observar como é realizada a contratação de aplicações financeiras em renda variável, pela compra e venda de ativos no mercado de ações.

Ao final deste encontro, aplicando o conhecimento adquirido e buscando estudar novos conteúdos sobre finanças, o aluno poderá alcançar o estágio Investidor Formal do desenvolvimento cognitivo do letramento financeiro. Isso porque ele passa a compreender a importância e aplica o planejamento orçamentário, busca sempre poupar recursos, realiza consumo consciente, conhece os tipos de serviços e instituições financeiras, assim como investe os recursos em diferentes aplicações, de acordo com o seu perfil e seus objetivos financeiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *