Plano de Aula 8º Encontro

Jogo Renda Passiva e Aplicação dos Questionários
Pré-requisitos necessários ao desenvolvimento do tema:
a) Introdução à Matemática Financeira;
b) Introdução à Finanças Comportamentais;
c) Consumo Consciente;
d) Instituições Financeiras e Serviços;
e) Introdução aos Investimentos.
Objetivos Instrucionais:
Espera-se que ao final da aula, o discente seja capaz de:
a) Relembrar os conteúdos apresentados no decorrer do curso.
Desenvolvimento do tema:
1. Conteúdo desenvolvido durante a aula:
a) Cálculos Básicos Financeiro
b) Finanças Comportamentais
c) Consumo Consciente Financeiro
d) Planejamento Orçamentário
e) Crédito e Endividamento
f) Investimentos em Imóveis, Negócios, Renda Fixa e Variável
g) Reserva de Emergência

2. Metodologia utilizada:
A aula ocorre em caráter dialógico e prático para relembrar os conteúdos relacionados ao tema, com exemplos práticos por meio do Jogo Renda Passiva.

3. Recursos utilizados:
a) Quadro branco
b) Caneta para Quadro branco
c) Computador
d) Jogo Renda Passiva
e) Calculadora (Opcional)
Modo de avaliar o aprendizado do discente:
A avaliação será realizada através da participação do aluno durante o jogo, do diagnóstico de perguntas realizada pelo docente aos discentes e a avaliação do jogo com o método MEEGA+.

No início do encontro, o docente deve apresentar as regras do jogo, que não foram apresentadas aos alunos e que sejam relacionadas às ações, às cartas de variação e aos dividendos. Em seguida, deve dividir os personagens do jogo entre os alunos a seu critério e iniciar. Cada personagem e sua respectiva ficha financeira deve ser administrada por um ou dois jogadores. As regras e os elementos do jogo possibilitam ao aluno colocar em prática o conhecimento adquirido durante o curso, favorecendo a aprendizagem. Comumente, nesse encontro, os alunos utilizam o jogo Renda Passiva de forma mais fluida, sem tanta intervenção e interação do professor, haja vista que os estudantes já tiveram contato com o jogo e suas regras em aulas anteriores. O docente pode observar as atitudes dos alunos durante o jogo e realizar alguns questionamentos, a fim de auxiliá-los nas resoluções dos problemas financeiros que o jogo disponibiliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *