Jogo Renda Passiva e Aplicação dos Questionários |
Pré-requisitos necessários ao desenvolvimento do tema: a) Introdução à Matemática Financeira; b) Introdução à Finanças Comportamentais; c) Consumo Consciente; d) Instituições Financeiras e Serviços; e) Introdução aos Investimentos. |
Objetivos Instrucionais: Espera-se que ao final da aula, o discente seja capaz de: a) Relembrar os conteúdos apresentados no decorrer do curso. |
Desenvolvimento do tema: 1. Conteúdo desenvolvido durante a aula: a) Cálculos Básicos Financeiro b) Finanças Comportamentais c) Consumo Consciente Financeiro d) Planejamento Orçamentário e) Crédito e Endividamento f) Investimentos em Imóveis, Negócios, Renda Fixa e Variável g) Reserva de Emergência 2. Metodologia utilizada: A aula ocorre em caráter dialógico e prático para relembrar os conteúdos relacionados ao tema, com exemplos práticos por meio do Jogo Renda Passiva. 3. Recursos utilizados: a) Quadro branco b) Caneta para Quadro branco c) Computador d) Jogo Renda Passiva e) Calculadora (Opcional) |
Modo de avaliar o aprendizado do discente: A avaliação será realizada através da participação do aluno durante o jogo, do diagnóstico de perguntas realizada pelo docente aos discentes e a avaliação do jogo com o método MEEGA+. |
No início do encontro, o docente deve apresentar as regras do jogo, que não foram apresentadas aos alunos e que sejam relacionadas às ações, às cartas de variação e aos dividendos. Em seguida, deve dividir os personagens do jogo entre os alunos a seu critério e iniciar. Cada personagem e sua respectiva ficha financeira deve ser administrada por um ou dois jogadores. As regras e os elementos do jogo possibilitam ao aluno colocar em prática o conhecimento adquirido durante o curso, favorecendo a aprendizagem. Comumente, nesse encontro, os alunos utilizam o jogo Renda Passiva de forma mais fluida, sem tanta intervenção e interação do professor, haja vista que os estudantes já tiveram contato com o jogo e suas regras em aulas anteriores. O docente pode observar as atitudes dos alunos durante o jogo e realizar alguns questionamentos, a fim de auxiliá-los nas resoluções dos problemas financeiros que o jogo disponibiliza.