Plano de Aula 3º Encontro

Tema da aula: Consumo Consciente
Pré-requisitos necessários ao desenvolvimento do tema:
a) Finanças Comportamentais.
Objetivos Instrucionais:
Espera-se que ao final da aula, o discente seja capaz de:
a) Compreender o que é e como aplicar o Consumo Consciente Financeiro;
b) Planejar, verificar e aplicar um Planejamento Orçamentário Pessoal ou Familiar;
c) Entender a importância de poupar;
d) Perceber a diferenças entre Necessidade, Desejos e Desperdícios.
Desenvolvimento do tema:
1. Conteúdo desenvolvido durante a aula:
a) Consumo Consciente Financeiro
b) Planejamento Orçamentário e Poupança
c) Necessidade, Desejos e Desperdícios

2. Metodologia utilizada:
A aula ocorre em caráter expositivo e dialógico para elucidação dos conteúdos relacionados ao tema, com exemplos práticos sobre Consumo Consciente e Planejamento Orçamentário, Poupança, Necessidades, Desejos e Desperdícios.
Será utilizado projetor multimídia integrado com o computador para apresentação do material produzido pelo docente, bem como as cartas surpresa do Jogo Renda Passiva.
Após apresentação dos conceitos pelo docente é realizada uma atividade em dupla ou individual, nesta os alunos deverão construir um plano orçamentário pessoal ou familiar através de ferramentas digitais.

3. Recursos utilizados:
a) Quadro branco
b) Caneta para Quadro branco
c) Computador
d) Projetor Multimídia
e) Cartas Surpresa do Jogo Renda Passiva
Modo de avaliar o aprendizado do discente:
A avaliação será realizada através da participação durante a exposição do tema, do diagnóstico de perguntas realizada pelo docente aos discentes e principalmente por meio da atividade de Planejamento Orçamentário.

Nesse encontro, o professor deve apresentar aos alunos conceitos sobre o consumo consciente, trabalhar os conteúdos relacionados ao planejamento orçamentário, aos tipos e partes do orçamento e à diferença entre necessidades, desejos e desperdícios, bem como demonstrar a importância de não utilizar toda a receita recebida no mês. Esse conteúdo pode ser apresentado oralmente aos alunos com auxílio de uma apresentação multimídia utilizando slides. Devem ser apresentados aplicativos e ferramentas financeiras que auxiliam no planejamento orçamentário como o GuiaBolso (https://www.guiabolso.com.br/), Mobilis (https://www.mobills.com.br/) ou as planilhas de orçamento doméstico, como exemplo a do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), que pode ser acessada no site https://idec.org.br/ferramenta/planilha-de-orcamento-domestico.

Após a exposição teórica do conteúdo, deve ser realizada uma atividade de planejamento orçamentário, individual (pessoal) ou em dupla (familiar), essa escolha pode ser a critério do docente. Na atividade, os estudantes devem definir uma profissão que almejam trabalhar, buscar o salário médio respectivo e defini-lo como receita mensal. O orçamento igualmente deve conter despesas com habitação (aluguel e condomínio), saúde, transporte, educação, contas residenciais e alimentação. Para o gasto com habitação, os alunos deverão procurar o aluguel de uma residência na qual desejam morar e que encaixe em seus respectivos orçamentos financeiros. Para outras categorias de despesas, o professor definirá um valor fixo por pessoa da família, os discentes devem poupar o máximo possível de suas receitas no orçamento.

Com o orçamento mensal dos alunos finalizado, começa a segunda parte da atividade, que tem o intuito de demonstrar aos alunos que imprevistos acontecem, por isso a importância de realizar uma reserva financeira. Os estudantes devem retirar uma carta surpresa do jogo Renda Passiva, que influenciará diretamente no orçamento financeiro realizado, tendo que alterá-lo para se adequar ao imprevisto trazido pela carta. Essas cartas contêm oportunidades (restituição de imposto, bônus da empresa, promoção no trabalho, décimo terceiro salário, etc.) e riscos (multas de trânsito, demissão, imposto, a chegada de um filho que aumenta a despesa em 10% do salário).

Jogo Renda Passiva (Carta Surpresa Bebê a Caminho)

O intuito desse encontro é proporcionar ao estudante conhecimento e indicar ferramentas que possam auxiliar no orçamento financeiro pessoal e familiar. Ao aplicar continuamente em sua vida e na de sua família o conhecimento adquirido nessa aula, o aluno alcançará o segundo estágio do desenvolvimento cognitivo do letramento financeiro denominado Consumidor Pré-Poupador. Ele será capaz de consumir de forma consciente, com planos de aquisição de bens, produtos e serviços estabelecidos previamente, diminuindo o impacto das estratégias de vendas, gatilhos mentais em suas decisões de compras, diminuindo as compras por impulso.

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